CONSULTORIA DE MARKETING
Uma estratégia de marketing adequada é fundamental para manter a clientela e ganhar quota de mercado. Independentemente do trabalho que a OXYS desenvolve com os seus clientes, desde o projecto mais simples ao mais complexo, é nos fundamentos do marketing que tudo começa.
O marketing não só deve orientar a empresa para oportunidades de mercado adaptadas aos seus recursos e competências, como deve constituir-se como um braço comercial competente com a tarefa principal de atingir os objectivos de venda pré-definidos.
Cada empresa ou instituição tem um conjunto de características que a distingue e exige uma abordagem diferenciada. A metodologia da OXYS permite diagnosticar os desejos dos clientes e apresentar uma proposta de valor adaptada às suas necessidades.
Análise estratégica
Definição do negócio, Declaração de Missão, Análise SWOT da empresa e produtos, Identidade física e psicológica, Construção da Imagem, Vantagens competitivas, Segmentação, Diferenciação, Definição de objectivos
Definição do Palco Competitivo
Análise do Cliente/Consumidor, do Sector e da Concorrência
Marketing Operacional
Políticas de Produto, Preço, Distribuição e Comunicação
Plano de Marketing
Placo competitivo, alternativas estratégicas, hipóteses futuras, opções estratégicas, marketing-mix.
Plano de Comunicação
Publicidade, Força de Vendas, Promoções, Marketing Directo, Relações Públicas, Merchandising, Patrocínio e Mecenato, Internet, Redes Sociais
Segmentação
Definição dos critérios de segmentação, características de cada segmento, segmentos-alvo, política de marketing para cada segmento-alvo.
Posicionamento
Escolha dos traços salientes e distintivos da imagem que permita situar o produto/serviço num universo de produtos/serviços comparáveis e de os distinguir da concorrência.
Os empresários devem tratar do seu negócio como se tivessem um bonsai para cuidar. Esta árvore miniaturizada exige múltiplos cuidados para se manter saudável e viver por longos anos. A tradição associa sucesso e fortuna à planta, mas faz depender esses atributos de uma gestão dedicada, rigorosa e competente de quem a cultiva e mantém. Tal como sucede nas empresas.